Código de Conduta Ética
Carta do Diretor Presidente
Com o objetivo de oferecer a seus colaboradores um instrumento para orientar e auxiliar suas ações e tomada de decisões, a SIRA Ambiental Ltda acaba de publicar seu primeiro Código de Conduta Ética. Nele, estão contidas as principais referências que devem reger o relacionamento da Empresa com seus colaboradores, fornecedores, comunidade, clientes e órgãos públicos, além de prever situações características de conflitos de interesse.
O Código de Conduta Ética não só busca atender aos princípios de Governança Corporativa, como também vem para reforçar os valores da nossa Empresa, que são a Liderança, a Equipe, o Cliente, a Integridade e o Respeito, com todos os públicos com os quais nos relacionamos.
Este documento não tem a intenção de limitar o desenvolvimento dos negócios. Ao contrário, ele vem para acrescentar valor, apoiar o crescimento e a constante busca pela excelência.
Este Código de Conduta Ética tem aplicação obrigatória e imediata. Em caso de dúvida sobre como interpretá-lo ou como agir, consulte seu superior imediato, a área de Recursos Humanos, ou entre em contato com o Comitê de Ética da SIRA Ambiental Ltda.
Agradecemos sua atenção e esperamos que você leia, compreenda e utilize este documento como uma fonte valiosa para guiar suas decisões no seu dia-a-dia.
Um abraço, Diretor Presidente
Prefácio
A SIRA Ambiental Ltda, buscando oferecer um instrumento para orientar e auxiliar suas ações e tomadas de decisões, criou e distribuiu aos seus colaboradores e parceiros este Código de Ética.
Aqui você encontrará as principais referências que devem reger o relacionamento da nossa Organização com todos colaboradores, fornecedores, comunidade, clientes e órgãos públicos, além de prever situações características de conflitos de interesse.
Missão
Visão
Valor
Para atingirmos a missão proposta, afirmamos os nossos valores, que refletem a cultura da organização. Identificamos 05 (cinco) valores que personificam quem somos e no que acreditamos:
1 – Liderança
Nosso compromisso é com a busca efetiva de resultados, com integridade valorizando a ética acima de tudo;
2 – Equipe
Assumimos o desafio de atrair e manter talentos, através de um ambiente que propicie e estimule o trabalho, o aprendizado, a inovação, a motivação, a segurança, o reconhecimento e a confiança;
3 – Cliente
Oferecemos soluções aos clientes, fornecendo serviços de qualidade, com segurança, compreendendo, antecipando e excedendo as suas expectativas, de forma a garantir sua fidelidade;
4 – Integridade
Fazer o que é certo, não importa quais sejam as conseqüências;
5 – Respeito
Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados.
Capítulo 1 – A empresa
Relacionamento de colaboradores
Remuneração
Participação e Desenvolvimento
2. Entende que o desenvolvimento da Empresa depende diretamente do desenvolvimento de seus colaboradores, sempre valorizando e incentivando esse crescimento.
3. Acredita que o desenvolvimento individual vai além dos aspectos pessoais e profissionais, apoiando o envolvimento de seus colaboradores em projetos sociais, especialmente junto às suas comunidades.
4. Valoriza e encoraja o empreendedorismo e a responsabilidade pessoal pelos resultados.
Relação de Confiança
Respeito à Privacidade
Relação com Entidades de Classe/Sindicatos
7. Valoriza a boa relação com as entidades representativas de classe patronal e de categorias profissionais, buscando o melhoramento contínuo das relações de trabalho.
8. Respeita a livre associação e os diferentes pontos de vista, valorizando a conversa franca e aberta com os sindicatos e colaboradores.
9. Valoriza negociações em favor de soluções, evitando, ao máximo, os conflitos.
Segurança e Saúde
10. Tem como prioridades a segurança e saúde, orientando e exigindo o cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos.
11. Oferece equipamentos, instalações e métodos necessários para assegurar um ambiente seguro e que combine com suas atividades.
Admissão e Demissão
12. Acredita que seu maior patrimônio são seus colaboradores, agindo com respeito e dignidade em todas as etapas, desde a admissão até o desligamento.
Relacionamento com Clientes
13. Incentiva o relacionamento duradouro, apoiado na confiança e no comprometimento mútuo.
14. Respeita e valoriza o projeto, a execução e o controle de serviços de qualidade, buscando ter a satisfação do cliente e superar suas expectativas, oferecendo sempre os melhores conceitos e práticas disponíveis.
Relacionamento com Sócios e Mercado
15. É comprometida com a utilização adequada de seus recursos financeiros, também como forma de demonstrar respeito aos seus sócios e ao mercado.
16. Compromete-se com a igualdade e transparência das informações prestadas aos sócios e ao mercado.
17. Mantém registros contábeis precisos, completos e verdadeiros, além de demonstrativos financeiros que estão de acordo com os princípios contábeis.
18. Trabalha, em seus controles internos e processos de divulgação financeira, com um sistema sólido, que garante a confiança e as mudanças necessárias para a divulgação de suas demonstrações financeiras.
Relacionamento com Fornecedores
19. Está sempre em busca da melhor relação de custo/benefício, contratando fornecedores capazes, em dia com suas obrigações legais e comprometidos com a qualidade de seus produtos/serviços.
20. Valoriza uma relação de confiança com seus fornecedores, sempre buscando um desenvolvimento de produtos e serviços, reservando-se o direito de encerrar qualquer relação comercial no caso de descumprimento contratual ou de obrigações legais, tais como trabalhistas, tributárias e ambientais.
Relacionamento com Concorrentes
21. Utiliza práticas comerciais alinhadas com os valores da Empresa em relação aos concorrentes, respeitando a legislação dos mercados em que atua.
Relacionamento com a Comunidade
22. Trata com igualdade todos os públicos, sem distinção de credo, raça, origem, convicções religiosas ou políticas, orientação sexual ou sexo.
23. Mantém abertos os canais de comunicação que possibilitam a expressão de opiniões, atitudes e preocupações.
24. Não veicula campanhas publicitárias de conteúdo enganoso ou incompatível com os valores da Empresa ou com a livre concorrência.
25. Repudia o trabalho escravo e infantil, bem como qualquer outra forma de degradação das condições humanas de trabalho.
Relação com o Meio Ambiente
26. Está sempre comprometida com a preservação ambiental, atendendo e apoiando projetos que buscam a remediação de prejuízos, redução, reutilização e reciclagem de materiais que podem se transformar em riscos ao meio ambiente.
Capítulo 2 – Colaboradores
Desenvolvimento
1. Valorizar o desenvolvimento técnico e intelectual oferecido pela Empresa. Respeito à propriedade e às informações da SIRA Ambiental Ltda.
2. Zelar, em suas atividades diárias, pelo patrimônio da Empresa.
3. Representar a Empresa para a mídia apenas se expressamente autorizado para tanto, preservando sua imagem positiva em todas as suas atividades.
4. Informar a Empresa sobre qualquer atividade particular que possa influenciar ou conflitar com os interesses desta.
5. Não praticar atividades profissionais externas que impliquem em uso de informações privilegiadas e confidenciais, de propriedade da Empresa.
6. Manter sigilo sobre os negócios da Empresa, não utilizando, em nenhuma hipótese, essas informações para obter qualquer tipo de vantagem, pessoal ou para terceiros.
Relação com a SIRA Ambiental Ltda e com Terceiros
7. Estar sempre dentro das determinações legais e os padrões morais quando fizer uso dos Sistemas de Tecnologia de Informação, segundo os procedimentos internos da Empresa.
8. Recusar-se a receber e não oferecer, no exercício da sua posição, qualquer tipo de vantagem pessoal, direta ou indireta, que possa ser vista como forma de influenciar qualquer decisão sobre negócios com a Empresa.
9. Não aceitar qualquer tipo de presente, com exceção de brindes de pequeno valor, respeitando sempre os costumes locais.
10. Não beneficiar a si ou a terceiro, com ou sem prejuízo à Empresa, em decorrência das oportunidades comerciais que tiver conhecimento em razão de suas atribuições.
11. Comunicar a Empresa sobre uma existência possível de segundo emprego, ou qualquer outra atividade remunerada.
12. Informar sobre possível participação própria, do cônjuge, companheiro(a) ou descendentes diretos em negócios que concorram diretamente com os da Empresa, ou que possam interferir ou conflitar com os interesses desta.
13. Não admitir a prática de abuso de poder, assédio moral, sexual ou econômico, ou situações que representem intimidações ou ameaças no relacionamento entre os colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico.
Segurança e Saúde
14. Cumprir e contribuir para a melhoria das normas internas de saúde e segurança, cuidando da sua integridade e da de todos os membros de sua equipe.
15. Buscar identificar e informar aos seus gestores tarefas que possam lhe oferecer risco, assim como aos demais colaboradores.
Relação com o Meio Ambiente
Uso de Drogas, Álcool e Porte de Armas
17. Cumprir as determinações da Empresa de não consumir bebidas alcóolicas no horário de trabalho, assim como de não entrar na Empresa em estado de embriaguez em qualquer grau.
18. Cumprir as determinações da Empresa quanto à proibição do uso ou porte de drogas e da permanência no ambiente de trabalho em estado alterado.
19. Atender à proibição do porte e uso de armas de qualquer tipo dentro da Empresa.
Cumprimento do Código de Conduta Ética
20. Informar aos responsáveis qualquer informação sobre violação ou suspeita de violação das diretrizes éticas aqui estabelecidas.
21. Em caso de dúvida sobre a interpretação deste Código ou de como agir em alguma situação, consultar seu superior imediato, a área de Recursos Humanos, ou entrar em contato com o Comitê de Ética da SIRA Ambiental Ltda.
Capítulo 3 – Gestão das Diretrizes Éticas
Comitê de ética
As diretrizes estabelecidas pelo Código de Conduta Ética da SIRA Ambiental Ltda serão supervisionadas por um Comitê de Ética, composto por, no mínimo, três membros da diretoria, que serão indicados pelo Diretor-Presidente.
Caberá a esse comitê analisar as questões éticas divergentes e/ou cujas diretrizes não estiverem previstas neste Código, bem como resolver eventuais denúncias que envolvam essas matérias.
Esclarecimentos e/ou sugestões
Os esclarecimentos sobre as normas éticas devem ser realizados pelos líderes em todos os níveis, garantindo que seus subordinados possam entendê-las de forma clara e que as apliquem de maneira correta e eficaz.
Qualquer sugestão de melhoria poderá ser encaminhada ao Comitê de Ética para análise.
É também responsabilidade do Comitê de Ética a implementação de ajustes, sugestões e atualizações que forem necessárias.
Denúncias
A violação ao estabelecido no Código de Conduta Ética da SIRA Ambiental Ltda deverá ser denunciada assim que identificada, utilizando-se os seguintes canais:
a) Canal de Ética – e-mail: jolf@jpger.com.br
b) ligação telefônica, número 31-3558-1092 (horário de atendimento: das 9 às 16 horas.)
GESTÃO DAS DIRETRIZES ÉTICAS
É possível oferecer denúncias anonimamente.
Caso o denunciante prefira identificar-se, sua identidade será protegida pelo Comitê, que tratará a questão com total sigilo.
As denúncias serão analisadas com seriedade e serão tomadas medidas necessárias para a proteção das normas estabelecidas.
Website www.siraambiental.com.br